institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>




O que é preciso para ser um voluntário? 
Ter mais de 16 anos e participar dos encontros de formação que preparam o voluntário para o trabalho nas Rodas. O curso é realizado em dois encontros, geralmente aos sábados, ou outra data conforme adesão. 

Formação 
O caminho da evolução pessoal começa antes mesmo do primeiro contato com as Rodas de Leitura. 

Antes de ir para a Roda, cada voluntário precisa participar de um processo de formação de 16 horas dentro da própria Fundação. Ali são apresentadas formas de leitura, vídeos e ferramentas de como se dá o processo de aprendizagem. Temas como protagonismo e liderança são centrais nesses encontros. Por último, são apresentadas as especificidades da faixa etária com a qual o Líder Voluntário irá atuar ao longo do semestre. O primeiro ciclo de Roda também faz parte do processo formativo, o que significa acompanhamento das atividades do Líder Voluntário pela equipe da Fundação. 

Toda a metodologia do Programa 1 Milhão de Rodas está lastreada em pesquisas científicas, dentro de uma abordagem multidisciplinar que envolve as áreas de pedagogia, psicologia, sociologia, filosofia, neurociência e antropologia. Entre os principais autores que utilizamos em nossa base metodológica citamos: Henri Wallon, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Fátima Freire, Emília Ferreiro, Magda Soares, Isabel Solé, Cecília Warschauer, Barbara Friedrickson, Martin E. P. Seligman, Christopher Peterson, Carol Dweck, Ronald A. Heifetz, Telma Vinha, além de tecnologia própria do Programa gerada em parceria com os Líderes Voluntários, parceiros, participantes e consultores convidados. As rodas são realizadas com crianças, jovens e adultos. O horário é um casamento entre a instituição que recebe o Programa e a disponibilidade do Líder Voluntário. Você escolhe seu horário e nós buscamos o parceiro com o qual você irá trabalhar.


Depoimento de Líderes de Roda


Bruno Rossi
“Nós precisamos resgatar sim, esse mundo mágico da leitura, e levar para as crianças, para que elas possam fazer esse país mudar e ser viável, cuja cidadania seja respeitada!” “minha motivação surgiu de uma necessidade de poder servir ao próximo. Aprendemos a repassar a magia de ler um livro para uma criança fazendo com que elas entendam um pouco mais a vida, ou seja,para que aprendam a semente da cordialidade, a semente da felicidade, principalmente nos dias de hoje!”

“A fundação tem um trabalho de formação de voluntários muito interessante, ela mostra o apego, o abraço pela leitura, como transformar a leitura do livro em atitude, em atos positivos para completar o aprendizado das crianças. Isso engrandece todas as pessoas envolvidas” 


Deyse Carvalho 
“Descobri durante o processo de formação, que era muito mais do que contar histórias, era resgatar dentro das pessoas a capacidade delas serem aquilo que elas são de verdade. Isso redobrou minha motivação.” 

“Os voluntários são pessoas que adubam outras pessoas” 



João Pires 
“A roda é uma coisa que ensina a sempre estar agindo, ensina a estar sempre em construção. Mesmo que o trabalho voluntario não possa transformar TUDO, ele transforma muita coisa!"


Maria José Pereira 
“Ao conhecer minha roda, foi amor á primeira vista! Em dois anos de roda, os alunos evoluíram bastante, a gente percebeu o crescimento deles.” 


Patricia Mansini 
“Não é simplesmente ajudar alguém, você ajuda dando conhecimentos e ferramentas para o desenvolvimento e auto conhecimento. 


Ronaldo Gonçalves 
“Minha motivação partiu do principio que eu precisava doar um pouco de mim para alguém, eu tinha para doar, e direcionar isso coube á fundação!” Eu descobri que eu tenho muito a desenvolver, e as crianças estão me ajudando muito a fazer isso!” 


Suzy Lima 
“Ser voluntário dá aquela sensação de que você participa de alguma maneira no desenvolvimento do ser humano!” 


Ademar S. Santos 
“Na fundação BRASILCAMPEÃO o primeiro gol no jogo da vida é: ACREDITAR EM VOCÊ!” 

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452